quinta-feira, 11 de março de 2010

Lapa ou Gruta da Furada

Localização: Serra da Azóia.
Concelho: Sesimbra.
Distrito: Setúbal.

Resenha Histórica
A Lapa ou Gruta da Furada é uma cavidade conhecida desde sempre pela população local, no entanto, a primeira referência escrita sobre o local deve-se a Eduardo da Cunha Serrão (1962), no esboço de carta arqueológica do concelho de Sesimbra.
Entre os anos de 1992 e 1994, João Luís Cardoso lidera uma equipa que realiza metódicos trabalhos arqueológicos tendo sido reconhecido espólio referente ao Neolítico Final, de cariz dolmético, e à Idade do Bronze.
Em Agosto de 2006 são realizados por Rui Francisco, José Brazinha, João Luís Soares e Marília Moura trabalhos de exploração espeleológicos que resultam na descoberta de uma sala com uma área de 23m2 e na topografia integral da gruta.

Memória Descritiva
Situa-se a cerca de 600m a Sul da Aldeia da Serra da Azóia sobre unidades sedimentares do Jurássico médio (J2 pe) – Calcários de pedreiras, à cota de 159m. É uma cavidade fóssil constituída por varias galerias dispostas em pelo menos três níveis de profundidade diferentes. O primeiro nível, mais próximo da rua, comunica com esta através de uma pequena entrada vertical com 1m x 1,50m. Sobre esta existe uma pequena sala ainda iluminada pela luz do exterior, com aproximadamente 50m2, que dá acesso a uma outra sala por onde se pode descer para outro nível de profundidade da gruta. Depois de se descer um tramo vertical de 12m chega-se à maior galeria da gruta com uma área aproximada de 110m2. Através do intervalo de blocos rochosos sobre o chão, passa-se para um corredor semi-vertical, com cerca de 15m de comprimento, onde se vai descendo até se atingir uma fenda muito estreita e alta. Na base desta está o ponto mais profundo da gruta, a -43m.
Em geral é uma caverna fóssil com uma progressão semi-vertical. Possui uma orientação preferencial de 210º, um desnível de -43m e uma área total aproximada de 409m2.


Equipagem

A entrada da gruta, apesar de ser uma vertical com cerca de 4m, possui bons pontos de apoio e dispensa, por isso, equipamento de acesso.
A partir da sala de entrada, ainda iluminada pela luz natural, entra-se para uma segunda sala que, pelo lado direito de quem entra, dá acesso a uma rampa com cerca de 12m de profundidade. Apenas esta rampa necessita de equipagem, toda a restante gruta dispensa este recurso de acesso.


Obstáculo: Rampa
Cabo: 25m
Plaquetes: 3
Mosquetões: 3

Aproximação à rampa: 7m
Descida: 12m

Outros aspectos

(1)- Do seu interior foram exumados vestígios osteológicos humanos que correspondem a um mínimo de 130 indivíduos, que terão vivido durante o Calcolítico Pleno (2700 a 2450 a.C. – cronologia absoluta), e que teriam sido exumados de uma outra necrópole, primária, durante o Bronze Pleno (1700 – 1300 a.C.). Este facto faz da Lapa da Furada uma das poucas necrópoles de inumação secundária documentadas na Estremadura portuguesa.


(1) Fontes:
Cardos, J.L.; Cunha, A.S. (1995). “A Lapa da Furada (Sesimbra)”. Sesimbra, Câmara Municipal de Sesimbra.
Inventário do Património Imóvel. Sector de Cultura, Divisão de Turismo e Cultura, Câmara Municipal de Sesimbra.

1 comentário:

  1. bom dia .. será que me poderiam indicar o caminho que devo tomar para poder visitar a gruta e poder estudar a mesma?

    ResponderEliminar