quinta-feira, 25 de março de 2010

O Nascimento da Espeleologia Moderna

A primeira travessia subterrânea é realizada na região francesa dos Grands Causses, na gruta de Bramabiau, próxima da localidade de Camprieu, e com este acto nasce a espeleologia moderna decorria o ano de 1888.

Na época, este local atemorizava os camponeses locais que acreditavam que aí habitavam espíritos transtornados: foi com desdém que receberam a estranha caravana que acompanhava os exploradores pioneiros liderados por Edouard-Alfred Martel.

Martel visitou pela primeira vez a região no ano de 1883 e rapidamente se sentiu atraído pelas suas belezas cársicas. Viria a regressar depois com o intuito de a explorar. Conheceu então um capataz chamado “Poulard” que lhe falou e conduziu, um ano mais tarde, à entrada do fenómeno de Bramabiau, atractivo mas muito intrigante e inviolado.

Passaram quatro anos, Martel resolve enfrentar os seus temores e realizar o seu sonho inconsciente: atravessar a meseta de Camprieu.

Numa Quarta-Feira, a 27 de Junho de 1888, Martel e Marcel Gaupillat acompanhados por Claude Blanc, Émilie Foulquier e Auguste Parguel iniciam a exploração subterrânea às cascatas de Bramabiau.

Com o auxílio de um pequeno barco desmontável penetram pela saída da gruta, cerca de 800m, até à segunda cascata e ficam detidos neste ponto, intransponível para o barco.

No dia seguinte, às 8 horas da manhã, tentam descer as cascatas. Entram pela grande entrada da “Felicidad” e penetram no desconhecido: no local onde as águas se perdem.

Por volta das 10 horas, depois de percorrerem vários corredores e salas, chegam a um rio que inevitavelmente têm que percorrer por dentro de água. Martel, Blanc, Armand e Foulquier continuam sós a exploração e ao fim de mais 1 hora de difícil progressão, chegam à cascata onde haviam ficado detidos no dia anterior.

Depois de descerem a cascata, Foulquier reconhece os seus próprios rastos, segue-os e pouco depois chega à saída de Bramabiau, 90 metros abaixo do nível de entrada da “Felicidad”.

Martel e a sua equipa tinham conseguido realizar a enorme façanha: pela primeira vez na história da humanidade uma travessia subterrânea era concretizada. Este acto foi para Martel o seu primeiro grande descobrimento e para a espeleologia moderna, o seu nascimento.

Fonte: http://www.abime-de-bramabiau.com/es/index.html

3 comentários: